PATRIMÓNIO CULTURAL
CASTELO DA SERTÃ
Elevado sobre a vila, o Castelo da Sertã guarda séculos de história e lenda. Diz-se que foi edificado pelo capitão romano Sertório em 74 a.C., fazendo parte de uma linha de defesa em redor da Serra da Estrela. Mas escavações arqueológicas apontam para uma origem mais recente, provavelmente durante o período islâmico, nos séculos X ou XI.
O castelo está também ligado à icónica lenda de Celinda, a corajosa heroína que expulsou os romanos com uma sertage (frigideira) de azeite a ferver, uma história que ainda hoje dá nome à vila.
Ao longo dos séculos, o castelo enfrentou o abandono e a ruína. No entanto, em 1936, foi reconstruída uma das torres e a capela anexa, graças ao esforço da população local. Em 1999, um projeto de requalificação da Câmara Municipal deu nova vida a este espaço, hoje visitável e cheio de simbolismo.
Coordenadas GPS: N 39º 48’17.73″ W 8º 05’55.71″
PONTE ROMANA DA SERTÃ
Também conhecida como Ponte da Várzea, Ponte Velha ou até Ponte Romana, a Ponte da Carvalha atravessa a ribeira da Sertã e é um dos símbolos históricos da vila.
A atual estrutura foi erguida durante a Dinastia Filipina, no reinado de Filipe III de Espanha, e a sua construção representou um grande investimento para a época, com registos que apontam valores entre 19.000 e 45.800 réis. Mais do que os números, a ponte permanece como testemunho vivo da importância estratégica e da evolução histórica da Sertã, ligando margens, histórias e gerações.
Coordenadas GPS: 39°47’58.88490″N, 8°5’56.35187″W